ARTICULADO: prefeito de Jales representa o Noroeste em debate com consulados da China, Itália, Portugal e Suécia



ARTICULADO: prefeito de Jales representa o Noroeste em debate com consulados da China, Itália, Portugal e Suécia

O prefeito Luis Henrique Moreira representou prefeitos da região Noroeste Paulista em ciclo de debates com os cônsules da China, Portugal, Itália e Su

  • O prefeito Luis Henrique Moreira foi escolhido para representar a região Noroeste do Estado de São Paulo no debate realizado na sexta-feira, dia 3 de setembro, para discutir a busca de oportunidades de desenvolvimento para os municípios da região. O evento organizado pela Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico Regional da Assembleia Legislativa contou com a participação dos consulados da China, Itália, Suécia e Portugal, do presidente da Alesp, o deputado estadual Carlão Pignatari e do deputado federal e coordenador da frente parlamentar, Paulo Fiorilo, além de prefeitos da região.
    O presidente da Alesp cumprimentou os presentes e parabenizou a realização da reunião. "Com a frente parlamentar, nós conseguimos fazer com que outros países comecem a conhecer um pouco de São Paulo. O Noroeste do estado é uma região de produção, de agricultura e fruticultura para o desenvolvimento econômico e rural", disse.
    Paulo Fiorilo, que é também presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp frisou em seu discurso que "o papel da Frente é mediar polos que possam ter sinergia, abrindo possibilidades em cidades e regiões que precisam de visibilidade e com atrativos diversos, sejam eles turísticos, ambientais, industriais, entre outros", explicou o parlamentar.
    Durante a reunião foi ressaltado que em agosto, os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram a lei que criou a Região Metropolitana de São José do Rio Preto, que compreende 37 municípios do noroeste paulista. A iniciativa vai permitir o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e integradas, melhorando a vida da população. Também foi lembrado que a região também é sede do 1º Distrito Turístico do Estado, que fica em Olímpia. A novidade, aprovada pelos parlamentares da Alesp, cria condições de desenvolvimento do turismo na cidade e região, criando novos eixos de oportunidade, investimentos, emprego e renda para a população.
    O prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, disse que ficou lisonjeado pelo convite de poder falar em nome da região Noroeste, parabenizou o coordenador da frente parlamentar, o deputado Paulo Fiorilo pela iniciativa de discutir propostas de desenvolvimento para a região Noroeste Paulista e falou, principalmente, sobre a necessidade de investimentos e planejamento para os municípios rurais. "A zona rural continua sendo a locomotiva da nossa cidade e da região. No decorrer da pandemia a agropecuária teve uma ascensão, pois garantiu a alimentação das pessoas, por isso é preciso ter um olhar futurista para este setor que é força motriz para a nossa região, pois garantiu e continua comprometendo-se com a alimentação das pessoas. É da roça que vem a comida no prato”, afirmou.
    Luis Henrique ainda falou sobre a importância do encontro. “Espero que novos encontros possam ser realizados, até mesmo de forma presencial após os momentos críticos dessa pandemia que estamos enfrentando, com o objetivo de envolver gestores no processo de formulação de planos de desenvolvimento para nossas cidades, estados e país. E que, com isso, possamos discutir propostas para construir cidades, estados e um Brasil mais democrático, popular e igual para todos”.
    Em sua fala, a cônsul da China, Chen Peiji, abordou a relação entre o país asiático e o Estado de São Paulo. Na ocasião, afirmou que o consulado trabalha para que sejam criadas mais oportunidades de cooperação que viabilizem a retomada econômica no pós-pandemia. "Ainda há um potencial grande no Nnoroeste Paulista a ser explorado", afirmou a cônsul, que também saudou o governo paulista pelos dois anos desde a inauguração do escritório comercial em Shangai.
    Filippo La Rosa, cônsul da Itália, citou modelos de desenvolvimento locais italianos como um caminho para as cidades do interior. "Nesse momento é importante entender como passar informações, aproximar vocês com situações similares da nossa comunidade que levaram ao desenvolvimento da realidade italiana", disse. La Rosa frisou ainda que “poderemos ser interlocutores e levar as belezas e particularidades dessa região do estado de São Paulo para as pessoas interessadas em eventuais futuras parcerias entre Itália e Brasil”.
    O cônsul da Suécia Renato Pacheco Neto e o vice-cônsul Peter Johansson comentaram a parceria entre a Embraer e uma empresa sueca para a produção aviões de caça em Araraquara, e citaram a importância dos municípios do interior para o Estado. "É uma troca de experiências que pode gerar frutos, acreditamos que as regiões do interior são importantes para o desenvolvimento sustentável", disse Johansson que acrescentou: “quando falamos em inovação, falamos em cocriação, por isso é de nosso interesse dialogar com as cidades, pois pode haver uma importante troca de experiências que pode gerar frutos. A Suécia tem uma longa história de investimentos no Brasil, estamos entre os dez países da Europa que mais investem aqui”.
    Já o secretário-adjunto do consulado de Portugal, Jorge Marques, afirmou que é de interesse do país europeu criar pontes entre representações portuguesas e as prefeituras. "Apenas trabalhando em conjunto conseguiremos gerar riqueza para todos". Ele disse que existe uma parceria muito forte entre Brasil e Portugal, fundamental para o crescimento e desenvolvimento de médias e pequenas cidades. “Estamos dispostos a criar planos de desenvolvimento entre nossas regiões portuguesas e as cidades da região Noroeste do Estado de São Paulo”.
    Antes de encerrar o ciclo de debates, o deputado Paulo Fiorilo sugeriu a criação de uma agenda de visitas para que os cônsules possam conhecer a região Noroeste e suas possibilidades de investimentos. O prefeito Luis Henrique disse que Jales está de portas abertas para receber os cônsules e os deputados e prefeitos que participaram do evento. “Temos que nos unir, cada cidade tem suas belezas, riquezas e potencialidades, portanto, nós prefeitos precisamos organizar uma agenda positiva, recebe-los e mostrar aquilo de melhor que cada município possui”.
    Participaram do ciclo de debates os prefeitos e representantes dos municípios de Jales, Rubinéia, Indiaporã, Dolcinópolis, Pedranópolis, Santa Clara d’Oeste, Meridiano, Valentim Gentil, Macaubal e Riolândia.

     

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda