PÓDIO: Jales é campeã nacional em Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Prêmio Band Cidades Excelentes



PÓDIO: Jales é campeã nacional em Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Prêmio Band Cidades Excelentes

O prefeito Luis Henrique Moreira recebeu o Prêmio Band Cidades Excelentes que consagrou Jales como campeã nacional na categoria Infraestrutura e Mobil

  • É ouro!

    Jales foi consagrada a grande campeã nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entregue pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação na noite da terça-feira, dia 23 de novembro, em Brasília. O prefeito Luis Henrique Moreira, que estava acompanhado da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, recebeu o troféu na presença do vice-presidente da República Antônio Hamilton Martins Mourão, do presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, João Carlos Saad, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de ministros, do presidente executivo do Instituto Aquila, Raymundo Godoy, da diretora de marketing e do diretor de governo do Banco do Brasil, Paula Sayão e Paulo Bouças, de deputados estaduais e federais e convidados.

    Jales foi a campeã nacional na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana e concorreu com todos os municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes. Todas as 5.570 cidades brasileiras foram avaliadas.

    De acordo com o presidente do Grupo Bandeirantes, João Saad, a premiação tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio do reconhecimento das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. “A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de dezenas de indicadores em uma única nota final”.

    Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Para cada pilar, os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

    Na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana foram avaliados os indicadores condições habitacionais e urbanas, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frota de veículos por habitantes e tempo de deslocamento de casa para o trabalho.

    Jales venceu as cidades de Cianorte, no Paraná e Timbó, em Santa Catarina. Na mesma categoria ainda venceram as cidades de Americana / SP (acima de 100 mil habitantes), que disputou com Patos de Minas /MG e Maringá /PR e também Pontes Gestal (até 30 mil habitantes), que concorreu com Lobato /PR e Cachoeira Dourada/ MG.

    Vale ressaltar que na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, anunciado em São Paulo, no dia 20 de outubro, Jales também foi campeã na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana e ficou entre as três finalistas na categoria Educação.

    João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão, parabenizou os prefeitos e prefeitas finalistas e ressaltou que “nossa intenção com o prêmio Band Cidades Excelentes é fazer uma justa homenagem às cidades que atingiram excelentes indicadores de gestão. Esse prêmio é um sonho que começou há 13 anos quando convidei prefeitos das capitais brasileiras para um almoço em minha casa e falei da vontade de homenagear chefes do Poder Executivo Municipal que se destacavam, mas quando formos colocar em prática nos foi apresentada a dificuldade de conseguir os dados, os números e as informações dos municípios e parametrizar para podermos comparar. Era um desafio muito maior do que eu tinha imaginado. Isso nos fez demorar tanto tempo para podermos realizar o prêmio, mas hoje isso é feito por máquinas, por softwares, por inteligência artificial, não tem erro, não tem forma de dar um ‘jeitinho’, quem está aqui é porque realmente atingiu os três melhores lugares em cada categoria”.

    O prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, em seu discurso destacou que “essa é uma das noites mais especiais da minha vida. Contribuir para que Jales, a cidade que amo, seja reconhecida nacionalmente, é uma das minhas maiores conquistas. Obrigado a primeira-dama, Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, a todos os secretários municipais, colaboradores e funcionários da Prefeitura, e, principalmente, a toda população jalesense. Vocês são a verdadeira razão desse prêmio”.

    Luis Henrique também parabenizou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Manoel de Aro e sua equipe e disse que “a infraestrutura e mobilidade urbana transforma a vida das pessoas e oferece mais qualidade de vida para a população Sabemos que temos muito a fazer ainda, mas com muito trabalho, fé e esperança e sem medo de lutar, faremos de Jales uma das melhores cidades pra se viver”. O prefeito finalizou o discurso dizendo: “sou uma pessoa que carrega Deus no coração. Como diz o Padre Fábio de Melo, nenhum obstáculo pode ser maior que nossas esperanças. E eu tenho a esperança de Jales ser uma cidade cada vez melhor pra se viver, de termos um Brasil cada vez melhor”.

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda