PARCERIA: Prefeitura de Jales firma convênio com a UniBrasil para mutirão de castração de animais



PARCERIA: Prefeitura de Jales firma convênio com a UniBrasil para mutirão de castração de animais
  • A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou uma importante parceria com a Universidade Brasil, campus de Fernandópolis, com o intuito de prestar assistência ao programa de controle de natalidade de cães e gatos do município, na tarde da quinta-feira, dia 21.
    A partir de agora, os animais que aguardam por castração no Centro de Zoonoses do município poderão ser atendidos através de um Mutirão que irá castrar até 100 animais em um único dia. Os procedimentos serão realizados em Jales, na ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho, por estudantes do 6º ao 9º semestre do curso de Medicina Veterinária, sob a supervisão de professores, profissionais qualificados que atuam no Hospital Veterinário da universidade, um dos mais estruturados e planejados do Estado de São Paulo.
    Participaram da assinatura do convênio o prefeito Luis Henrique Moreira, o chefe de gabinete, José Angelo Caparroz Vieira, a secretária de saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, o veterinário do Centro de Zoonoses, Carlos Eduardo Geraldeli da Silva, a vereadora Andréa Moreto, que ajudou a intermediar a importante parceria, e o Dr. Luiz Pontel de Souza, diretor geral do Campus de Fernandópolis e Pró-Reitor de Controle e Integridade da Universidade Brasil.
    “O convênio firmado tem o intuito de colaborar com a qualidade de vida dos animais e também dos munícipes, aliando isso ao processo prático de aprendizagem de nossos alunos. Para nós é uma grande satisfação estabelecer essa parceria, que tenho certeza de que será um sucesso e trará benefícios a todos. É um dos objetivos da Instituição de Ensino conduzir a comunidade acadêmica a auxiliar no atendimento às necessidades das comunidades nas quais ela está inserida”, ressaltou Dr. Luiz Pontel de Souza.
    Para o prefeito Luis Henrique, a causa animal sempre foi uma preocupação da administração municipal e “a parceria da UniBrasil vai ajudar a desafogar o serviço do Centro de Zoonoses de Jales, que realiza um importante trabalho de atendimento clínico e castração no município, através de sua equipe. Sabemos o quanto é insuficiente o quadro de funcionários da unidade de zoonoses e o quanto os servidores têm se esforçado para atender toda a demanda do município e essa parceria chegou para reforçar o nosso serviço. Através dos mutirões, vamos conseguir agilizar o número de castrações e contribuir com a população que não tem condições de pagar pelo procedimento, além de controlar a população animal, diminuir a incidência de abandono, crueldade e o risco à saúde pública”.
    De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a triagem dos animais será feita pelo município que também ficará responsável por disponibilizar os insumos utilizados nos procedimentos das castrações. A previsão é que o primeiro Mutirão já se inicie no início do segundo semestre de 2022.

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda