PALESTRA: Programa Saúde na Escola realiza palestra na ETEC
-
Na manhã da última quinta-feira, dia 28 de setembro, equipes das ESF Estratégia de Saúde da Família Dr. José Cícero Fontes Xavier (Rural) e Leonísio Gambero (Oiti) estiveram na Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho – ETEC (Escola Agrícola) para realizar mais uma etapa do PSE – Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de promover a qualidade de vida dos alunos, abordando questões relacionadas à saúde dos estudantes. Na semana passada, o programa foi realizado na unidade ETEC, na Rua 13, no Centro.
O diretor da ETEC, Willians Pizolato, a coordenadora Ana Paula Rote Rodrigues e os alunos do curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio, receberam os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, a médica Dra. Thays Tamaributi, o dentista Leonel Renel de Queiroz, a enfermeira Andressa Okumura, a agente comunitária de saúde Zilda Aparecida Correa, a auxiliar de saúde bucal Greice Kelly Pina, a educadora física Aline Secchi, todos da ESF Rural, e a enfermeira Jaqueline Dótoli e a estagiária de odontologia Rafaella Paulon, ambas da ESF do Jd. Oiti.
De acordo com a médica Dra. Thays Tamaributi, os temas abordados com os alunos das ETECs do Centro e da Escola Agrícola foram “higiene e higiene íntima, hábitos de alimentação saudável, saúde bucal, perigos do tabagismo, prática de exercícios físicos, entre outros assuntos relevantes”.
De acordo com os profissionais que participaram, é fundamental explicar questões como “as de higiene íntima masculina e feminina. Higienização da boca e os danos causados pelos mais diversos tipos de cigarro, que podem ir além do câncer, por exemplo; a importância de comer menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais e saudáveis; deixar de ser sedentário e praticar algum tipo de exercício físico, inclusive ressaltamos que o Município possui educadores físicos que oferecem atividades. Não abordamos a questão de doenças sexualmente transmissíveis pois será explanado em uma outra oportunidade”, frisaram.
Cabe ressaltar que o Programa Saúde nas Escolas tem sido realizado em todo o município e os atendimentos nas escolas municipais Prof. Carlos de Arnaldo Silva; Profª. Maria Olympia Braga Sobrinho, Prof. Oswaldo Soler; Prof. Alberto Gandur, Profª. Eljacia Moreira, Profª. Iracema Pinheiro Candeo – Lola, Profª. Elza Pirro Viana e ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho têm sido realizados, respectivamente, pelas ESF’s Uniamérica, Novo Mundo, Núcleo Central de Saúde, Arapuã, Paraíso, Jacb, São Jorge e Rural.
Nas escolas municipais, uma das avaliações de destaque é a prevenção em saúde bucal, mas os alunos também estão passando por atendimento de saúde ocular, registro de peso e altura, conferência das cadernetas de vacinação e orientações às famílias, nos casos necessários.
Em consonância com as ações do PSE, a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica - GVE, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, está realizando busca ativa de Tracoma em alunos de 1 a 9 anos para eliminação da doença, um tipo de conjuntivite marcada pela inflamação da córnea e da conjuntiva, que forma cicatrizes na parte interna da pálpebra e pode levar a cegueira. Em Jales, foi realizado em 2016 o inquérito domiciliar do Tracoma. Os casos positivos são tratados juntamente com os familiares. As avaliações foram conduzidas pela enfermeira do Estado, Margareth Gloria Cortez e Patrícia Albarelo, enfermeira do município, ambas treinadas para Tracoma.
O PSE também pode contemplar ações como a saúde ambiental; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção da violência e dos acidentes; identificação dos educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e prevenção à Covid-19 nas escolas.
Comentários
Deixe um comentário