PALESTRA: ANGLO DE JALES PROMOVE PALESTRAS COM DELEGADO DE POLÍCIA DA SECCIONAL DE JALES DR. CHARLES WINSTON DE OLIVEIRA



PALESTRA: ANGLO DE JALES PROMOVE PALESTRAS COM DELEGADO DE POLÍCIA DA SECCIONAL DE JALES DR. CHARLES WINSTON DE OLIVEIRA
  • No dia 07 de abril foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A data busca chamar a atenção para este problema presente em inúmeras instituições de ensino do país. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), um percentual superior a 40% dos estudantes adolescentes, admitiram ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já ter sofrido com a prática de “bullying” por meio de provocação e de intimidação.
    O Anglo de Jales, instituição de ensino responsável com a formação de valores essenciais para o desenvolvimento do caráter dos alunos como ética, respeito e solidariedade, convidou, por meio da Neuropsicóloga Kelen Fedichina, o Delegado de Polícia da Seccional de Jales e Região, Dr. Charles Winston de Oliveira, para um diálogo com os estudantes sobre a criminalização da prática do bullying e cyberbullying.
    Nos dias 25 e 26 de abril, Dr. Charles conversou com os alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, sobre a intimidação sistemática Bullying e Cyberbullying, tema mundialmente preocupante e que tem sido de moderna pauta nos estabelecimentos educacionais do país no enfrentamento da questão, com vistas ao desenvolvimento de medidas de proteção à criança e ao adolescente.
    Ele destacou a importância de os alunos procurarem apoio de professores, funcionários e da direção da escola, além de seus responsáveis legais, para relatarem situações do gênero, que eventualmente lhes acometerem, antes que o problema atinja níveis alarmantes, de forma que o enfrentamento do problema seja positivo e o bom convívio seja restabelecido.
    “Esse tipo de comportamento abusivo ocorre não somente no ambiente escolar, mas também nas relações sociais diversas, portanto é muito importante esclarecer como os alunos podem e devem agir em tais circunstâncias”, ressaltou o Delegado de Polícia.
    O delegado citou a edição recente da Lei nº 14.811, de 12 de janeiro de 2024 que, ao estabelecer medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, trouxe alterações em dispositivos do Código Penal, da Lei de Crimes Hediondos e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
     Houve grande interação dos alunos com o visitante, onde perguntas foram feitas e respondidas, criando um ambiente agradável e esclarecedor.
    A escola, assim como a família, é o principal espaço de socialização e transmissão de conhecimento para crianças e adolescentes de todo o mundo consolidando e mantendo padrões ético-morais, ela não apenas constrói e/ou transmite um conhecimento, mas, igualmente, reproduz padrões sociais, perpetuando concepções e valores.

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda