DOE VIDA: Santa Casa de Jales faz campanha para incentivar doações de leite materno



DOE VIDA: Santa Casa de Jales faz campanha para incentivar doações de leite materno

Santa Casa de Jales incentiva doações de leite materno

  • No dia 19 de maio foi comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que tem como objetivo promover e incentivar a doação do alimento materno para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal e que não podem ser amamentados diretamente no seio da mãe.
    A doação é importante pois, o leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
    A Santa Casa de Jales, dispõe da UTI Neonatal que é abastecida com o banco de leite materno, e atende 16 municípios da região, entre outras cidades e estados, e está com estoque de leite abastecido até o momento. Mas é de extrema importância que as pessoas continuem doando.
    Mesmo com o estoque de leite estável na instituição é importante que as mamães continuem doando, pois a cada um pote de leite doado é possível alimentar 10 bebês prematuros por dia, ou seja, qualquer quantia mínima doada ajuda muito, e este é um ato de amor importante para todos os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe.
    Para doar basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação, é necessário ir até o hospital, levar a carteirinha de gestação, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para a realizar o cadastro. Após o cadastro a mamãe pode optar pela retirada do leite na Santa Casa ou em sua residência. Depois da ordenha, o leite é congelado e encaminhado nas segundas-feiras para Votuporanga (SP), local em que é realizado a pasteurização. Após este procedimento, o insumo volta para o hospital em Jales sendo disponibilizado aos bebês internados na UTI Neo.
    As mamães interessadas em doar leite materno podem entrar em contato pelo telefone (17) 3622-5000 ramal 5045, para orientações e agendamento. 

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda