CULTURA: Milhares de pessoas prestigiaram a 27ªMostra Escola Livre de Teatro de Jales



CULTURA: Milhares de pessoas prestigiaram a 27ªMostra Escola Livre de Teatro de Jales
  • Eduardo Monteiro – Imprensa Ponto de Cultura Jales
    Durante sete dias, vários pontos da cidade de Jales se tornaram palco de apresentações teatrais que movimentaram o cenário cultural do município. Foi a 27ª edição da Mostra Escola Livre de Teatro, que reuniu artistas jalesenses e de outras cidades do estado. 
    Ao todo, 12 apresentações gratuitas de diferentes espetáculos fizeram parte da Mostra, entre elas, filme, peças teatrais e espetáculo circense, em oito locais diferentes, sendo apenas uma delas fora de Jales, em uma escola de Dolcinópolis.
    O primeiro espetáculo apresentado, no dia 20, foi produzido pelo Núcleo de Produção e Difusão de Jales. “Meu quarto, minha inocência” foi assistido por cerca de 50 crianças que fazem parte do Projeto Corpo e Mente em Movimento, na sede da entidade Sacra, em Jales. Jovens da Apae também assistiram a mesma peça na sede da entidade, no dia 24.
    Ao longo da semana, outras peças produzidas por artistas do Núcleo de Produção e Difusão de Jales foram apresentadas como “Simplesmente Mulheres”, da dramaturga Elaine Sgobi, que atraiu a atenção de cerca de 250 alunos da E.E. Baptista Dolci, em Dolcinópolis, e outras dezenas de pessoas no Teatro Municipal de Jales, ambas no dia 21; “Auto da Camisinha”, apresentada para pouco mais de 200 estudantes na E.E. Juvenal Giraldelli, no dia 22, e também para o público que passou pela praça João Mariano de Freitas, a praça do jacaré, no sábado de manhã, dia 25; e “Onde Está Você?”, na noite de sexta, 24, no Teatro Municipal de Jales.
    Entre outros locais, a Mostra passou também pelo Cine Jales, onde foi lançado um filme produzido em Jales, o “Querida Clara”, de Lilá Isabela, com um público que impressionou, na segunda à noite, dia 20. Já a praça Dr. Euphly Jalles, ao lado da Catedral foi palco do espetáculo circense Malabarindo, do grupo piracicabano MB Circo, na noite de quarta, 22. Na noite seguinte, do dia 23, foi a vez da Cia de Teatro Manoel de Matos “Chico Santo e a Vaca Estrela”, se apresentar na praça da Catedral. 
    O Teatro Municipal de Jales recebeu ainda, no fim de semana à noite, as duas últimas apresentações da Mostra.  No sábado, 25, “Contos e Aventuras Populares”, do Núcleo de Pequenos Atores, e no domingo, 26, o espetáculo “Drop”, da Cia Melissa & Paulo Teatro, de Ilha Solteira, arrastaram centenas de pessoas ao centro cultural. 
    Além das peças, o evento trouxe ainda atividades formativas sobre produção teatral no interior, a arte e a luta antirracista, e reflexões sobre o fim da pandemia que podem ser assistidas no canal do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, no YouTube. Clayton Campos, Higor Arco e José Vittorino comandaram essas atividades.
    O diretor do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales, Clayton Campos, destacou o sucesso da edição. “Estamos muito felizes com tudo. Depois de dois anos, voltamos a realizar a Mostra, mas de um jeito que sempre sonhamos, com apresentações em vários pontos da cidade e até outra fora e o resultado foi incrível. Que venham as próximas”, concluiu.   

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda