OBRA DE ARTE: A artista plástica, Suze Scatena fala do seu trabalho e apresenta suas lindas telas



OBRA DE ARTE: A artista plástica, Suze Scatena fala do seu trabalho e apresenta suas lindas telas

Suas telas são vistas e contempladas em Jales e toda a região

  • Ela é paulistana, mas jalesense de coração. Suze Scatena Zuliani, tem trilhado sua carreira como artista plástica há 18 anos. Todo seu trabalho, posso dizer, impecável, tem sido visto e contemplado em toda a região Noroeste Paulista. Ela emprega sua vocação nas pinturas únicas, utilizando tinta acrílica e em alguns trabalhos, massa e pó de serra para poder dar textura às obras.
    A Artista, em suas telas - geralmente abstratas - prova que sua arte pintada, se enlaça com a arte da vida.
    Para Suze Scatena, qualquer cenário vira fonte de inspiração. “Onde ninguém vê nada de interessante, o artista enxerga inspiração para uma obra. As cores de uma folha desidratada, por exemplo, trazem uma riqueza de informação”.
    Em conversa com o 2DZ, ela fala sobre seu processo criativo, suas inspirações e sua trajetória profissional. Confira.
     

    - Cidade onde nasceu?
    Nasci em São Paulo, capital
     

    - Há quanto tempo mora em Jales?
    Vim para Jales bem pequena, meus pais já eram daqui, retornaram logo que eu nasci.
     

    -Qual é a fonte de inspiração para você criar sua arte?
    Qualquer cenário na verdade, se torna fonte de inspiração, o Artista tem um olhar diferente para as coisas. Onde ninguém vê nada de interessante, o artista enxerga inspiração para uma obra. As cores de uma folha desidratada, por exemplo traz uma riqueza de informação.
     

    -Você sempre está expondo seus quadros, seja em suas redes sociais, em eventos ou até mesmo em empresas do ramo de decoração. Como são essas experiências de ver seus quadros em vários lugares?
    É muito gratificante, adoro ver meu trabalho compondo ambientes, somando na decoração dos espaços, sinto meu trabalho valorizado.
     

    - Que arte você costuma fazer?
    Aprendi um pouco de tudo sobre Arte, mas, me aperfeiçoei em Arte Abstrata, um tipo que é contrário ao “figurativo”, porque é a representação de elementos irreais. Nesse estilo de pintura, sinto uma liberdade maravilhosa para expressar minha imaginação.
     

    - Como você entrou para o mundo da arte?
    Eu sempre adorei trabalhos artesanais, desde pequena eu era curiosa e aprendia tudo com muita facilidade, mas a pintura entrou na minha vida há 18 anos, com o incentivo de uma amiga que era professora de violão do meu filho. Elaine, que me ensinou umas técnicas que ela havia aprendido e desde então me apaixonei, nunca mais parei. Fui estudar, me aperfeiçoar e fazer cursos.
     

    -Você tem alguma história ou curiosidade que envolveu uma das suas obras?
    Acho que cada obra tem uma história, na verdade, uma particularidade, um prazer diferente na execução. Eu tinha uma funcionária que costumava falar que cada quadro que eu acabava, era um novo filho rsrs. Eu acho que é isso mesmo, o Artista cria um vínculo com a Obra.
     

    - Você procura fazer as pinturas sempre no mesmo lugar ou gosta do diferente? Conte sobre lugares que você já produziu suas obras de arte.
    Na maioria das vezes, eu pinto no meu Ateliê, no meu cantinho, que já tem tudo fácil, organizado, com tudo que eu preciso, mas quando posso, gosto de levar minhas coisas na chácara que meus pais moram, lugar calmo, com muito verde, silêncio, muito inspirador.
     

    -Você atende clientes de todos os gostos. Você costuma ir até o local onde vai ser colocado sua tela, antes de pintar?
    Gosto muito de visitar o local, olhar o ambiente, fazer um projeto, analisar as paredes adequadas, os tamanhos certos das obras, conhecer o gosto do cliente, olhar o tipo de decoração que já tem no local, para que haja harmonia.
     

    -Qual ou quais projetos você está pintando nesse momento?
    Atualmente estou pintando mais nas linhas aquarelas, espatulados, seguindo a tendência de cores na decoração e tenho trabalhado também com a linha Garden.
     

    -Qual o material usado em suas telas?
    Gosto de usar tintas acrílicas, que tem secagem rápida, alguns trabalhos utilizo massa, pó de serra, para dar textura. A variação de materiais dentro da arte contemporânea é gigantesca, basta usar a criatividade.
    Pedimos a artista Suze Scatena que deixasse uma mensagem sobre o trabalho que realiza. “Arte para mim é um exercício de ser feliz. Eu agradeço a Deus por me proporcionar isso e às pessoas que acreditam no meu trabalho e abrem espaço para que a minha Arte possa habitar, muitas vezes criando também um laço grande de amizade.

     

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda