DICA: Música sertaneja raiz é tema de capítulo de livro lançado por aluno da Unijales



DICA: Música sertaneja raiz é tema de capítulo de livro lançado por aluno da Unijales

O trabalho do aluno está no livro Saberes Tradicionais e Conhecimentos Científicos nas Ciências Humanas 2”

  • O ex- aluno do curso de História e integrante do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unijales, Bruno de Caldas Martins, acaba de acrescentar um importante projeto ao seu currículo. Trata-se da sua participação no livro “Saberes Tradicionais e Conhecimentos Científicos nas Ciências Humanas 2”, que foi lançado no último dia 20 de agosto. As organizadoras do livro são Denise Pereira e Janaína de Paula do Espírito Santo.
    O pesquisador teve um capítulo do livro, de sua autoria, lançado.  O tema foi: “A Representação da Vida Rural Por Meio da Música Sertaneja Raiz e Suas Transformações- Nas Vozes de Tião Carreiro e Pardinho”.
    Segundo Bruno de Caldas Martins, o capítulo do livro é fruto do artigo que produziu no  Projeto de Iniciação Científica da Unijales, no ano de 2018. Este mesmo artigo foi publicado na Revista REUNI e através da Revista, as organizadoras do livro tiveram acesso ao trabalho e fizeram convite para que virasse o capítulo Bruno de Caldas Martins foi orientado pelo professor da Unijales, Alessandro Henrique Cavichia Dias.
    O capítulo tem por objetivo analisar como a música sertaneja raiz apresenta elementos da vida rural no Brasil, utilizando para tal, uma das duplas que obtiveram grande destaque no cenário da música sertaneja raiz, Tião Carreiro e Pardinho. Para tal análise é imprescindível que se discuta aspectos que vão interferir na música sertaneja raiz e consequentemente na sua representatividade exercida, como aspectos políticos, surgimento da indústria fonográfica, embate entre tradição e modernidade, nesse cenário Tião Carreiro e Pardinho, atinge auge de sua carreira na década de 60, já vivenciando o início de uma modernização como a implementação de novos instrumentos ao estilo, que passam a acompanhar a viola caipira e o violão, porém marcados por conseguir um equilíbrio entre adequar aos pedidos das modernas gravadoras e manter viva essência caipira.
    O lançamento do e-book foi feito pela Atenas Editora

    Bruno de Caldas Martins é o autor do capítulo A Representação da Vida Rural Por Meio da Música Sertaneja Raiz e Suas Transformações- Nas Vozes de Tião Carreiro e Pardinho”.

    O seu artigo de Iniciação Científica da Unijales virou capítulo de livro

  • Daniel Zílio

    Daniel Zílio, jornalista, que há 11 anos atua no ramo da comunicação, levando informação com ética.

Comentários


Deixe um comentário


2DZ © 2024 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Tribo Propaganda