"Meu Quintal é Maior que o Mundo" leva cultura hip-hop às escolas e praças de Jales
Vem saber!
O projeto Meu Quintal é Maior que o Mundo, idealizado, produzido e dirigido por Jeferson Bergamo, conhecido artisticamente como GGone Bergamo ganhou vida em Jales, contando a história de quatro artistas da cidade por meio de um filme-documentário.
Mais do que exibir a produção, o projeto levou vivências culturais às escolas EE Jacira de Carvalho e EE Professor Carlos de Arnaldo Silva, com sessões do documentário seguidas de bate-papos sobre a cultura hip-hop e a importância de produzir arte no interior.
As atividades incluíram oficinas de graffiti, breaking (dança de rua), discotecagem com DJ onde os alunos puderam conhecer e experimentar os toca-discos e discussões sobre a origem e os elementos da cultura hip-hop.
O projeto também ocupou a Cohab Vereador Dercílio
Joaquim de Carvalho de Jales, com uma programação aberta ao público: apresentações de MCs, mostra de graffiti, recreação infantil e experiências interativas, transformando o espaço público em um verdadeiro “quintal” da cultura urbana e aproximando arte e periferia.
“A ideia é valorizar nossos artistas e mostrar que, mesmo aqui no interior, nosso quintal pode ser maior que o mundo. A cultura se constrói onde a comunidade participa e se reconhece”, afirma GGone Bergamo, fotógrafo, amante e pesquisador da cultura hip-hop.
A iniciativa foi viabilizada pelo Edital de Seleção de Projeto para Audiovisual 01/2023, por meio da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, realizada pela Prefeitura Municipal de Jales em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O projeto contou ainda com apoio do Califas, da Escola de Dança New Corpus e das escolas participantes, que abriram suas portas para transformar a sala de aula no quintal da cultura hip-hop.